Aumentando sua quantidade de clientes: Conheça a forma eficiente, sem milagres, sem loucuras e sem dancinhas.

Homem planejando
Tem muita gente dizendo que você precisa mudar e nenhuma te ensinando o que fazer, não?

Aumentar o número de seus clientes é uma das maiores dores de cabeça de um empreendedor/empresário, especialmente depois de todo o movimento das grandes redes sociais começarem a provar ser possível crescer exponencialmente e quase “do nada”, mas ai vem a grande dúvida que eu sei que você já se perguntou: Vou precisar ficar fazendo dancinha no TikTok?

O que realmente é o marketing digital?

A não ser que você tenha um nicho voltado ao entretenimento, ai sim as dancinhas, challenges e todas as trends precisam fazer parte da sua estratégia, mas esse não é o foco desse artigo. Aqui eu quero ajudar você que não é do entretenimento e que acha que todas essas trends não vão te levar a lugar nenhum.

Pois bem, o marketing digital na sua essência veio com a ideia de valorizar o ambiente virtual de relacionamentos (redes sociais) para gerar vendas, simples assim? Exatamente.

Atenção: Marketing não é somente divulgação, mas é também venda, então isso já deixa claro que não adianta de nada você criar uma rede social e ficar ganhando seguidores sem não converter em nenhuma venda.

Tendo isso na cabeça, a seguir vou te passar 4 etapas dessa estratégia eficiente que foi o que te trouxe até aqui.

4 etapas para aumentar sua carteira de clientes

1. Se posicione para um público específico.

Parece suspeito achar que você vai conseguir conquistar MAIS clientes tornando seu público MENOR, mas esse é o maior equívoco de quem ainda não tem estrutura de atender uma gama grande de necessidades. Quanto mais perfis diferentes de clientes você tiver, mais complexidade para atrair eles, vender para eles, entregar com qualidade e fidelizar todos eles.

Então como eu disse lá em cima, essa estratégia é a base para você começar e depois, só depois que você criar um certo equilíbrio e segurança, ai sim você pode mirar em novos públicos.

Uma ferramenta que pode te auxiliar nessa definição do público-alvo inicial é a famosa Definição de Persona, que você pode baixar clicando aqui. Descreva com riqueza de detalhes cada tópico, isso vai te ajudar a se comunicar melhor com essa pessoa na rede social.

2. Não mude sua estratégia de venda, expanda ela.

Outro erro que eu vejo muito quando chegam novos clientes até nós, são empresários achando que precisam mudar sua estratégia de vendas para agora se lançar com sucesso no mercado digital. Errado!

Possivelmente você chegou nesse seu estilo de prospecção e venda fazendo vários testes e evoluções ao longo de anos e jogar isso fora é desperdício total. Lembre-se, o ambiente digital é uma expansão da sua marca, mais um lugar para as pessoas te verem e descobrirem que você existe, MAS elas ainda continuam sendo pessoas.

Pessoas sempre precisam ter confiança, estarem certas de que aquela solução é para elas e principalmente conhecer outras pessoas que já compraram de você. Então ao invés de mudar sua estratégia, o primeiro passo que você precisa fazer para depois sim começar a mudar, é expandir essa sua estratégia inicial, agora para as redes sociais.

Continue conversando com as pessoas, tentando criar intimidade e gerar confiança, propor uma reunião para trazer essa pessoa mais próxima da sua empresa e criar um relacionamento de parceria.

3. Trabalhe seu cliente para gerar novas oportunidades de venda.

Partindo desse último tópico que comecei a falar sobre relacionamento, não existe jeito mais eficaz que conquistar mais clientes, do que a indicação. Se o seu cliente se sentir com vontade de te indicar para amigos e pessoas próximas, acredite, você está fazendo um ótimo trabalho. Caso contrário, é melhor começar a prestar muita atenção nisso, antes de querer sair querendo buscar um cliente novo em cada esquina.

SEMPRE valorize mais aqueles clientes que já estão com você, do que aqueles que você ainda não possui. Parece lógico, mas muitos empresários entram nessa neura de querer aumentar o número de clientes todo dia e se esquecem de já possuem uma base gigante de pessoas que já compraram e já confiam na entrega deles.

Há duas formas principais de expandir sua carteira de clientes nesse tópico:

  • Fidelizar um cliente, entendo melhor quando é o momento de incitar uma nova venda para ele. (aqui considero você estudar sobre Lifetime Value (LTV) de um cliente).
  • Pedir indicações para seus clientes mais recorrentes. Todo mundo conhece alguém que tem uma necessidade daquilo que você resolve, você só precisa conseguir chegar até elas. (aqui considero você estudar sobre formas de como encantar seu cliente, somando sua entrega para ele também te ajudar com as indicações).

4. Profissionalize sua imagem e apresentação digital.

Você já deve ter entendido que quanto mais pessoas agora tendo chance de ganhar mercado por conta da globalização digital, você também começa a ser pressionado caso queira estar nesse campo de batalha.

É indiscutível que uma boa apresentação, principalmente no primeiro contato com o cliente, faz total diferença em como essa pessoa irá te julgar depois.

Por isso, invista em criar uma rede social que tenha publicações elegantes, com um design atrativo e que mostre seu real valor no conteúdo que você compartilha.

Em paralelo a isso, seus materiais institucionais também devem passar por essa atualização, como por exemplo seu documento de apresentação, seu site, seu documento de proposta, entre outros que achar necessário para encantar essa experiência que o cliente tiver, desde o momento que ele te conhecer na internet, até o momento que ele se tornar seu cliente.

Para isso, caso você sinta que esse tópico tenha uma urgência em ser feito, nós da Alomorfia somos especialistas em Branding e desenvolvimento de Materiais Institucionais, e assim podemos te auxiliar nesse e em novos momentos da sua empresa.

Contate-nos logo aqui abaixo para pedir uma proposta personalizada para você.


Espero que essa estratégia tenha mais do que te feito ver que é possível crescer no digital, te dado também a consciência do como fazer. Siga essas etapas e você pode nos dizer daqui um tempo como isso te ajudou, combinado? 🔥

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